Software ajuda pesquisas científicas na área da saúde

Com o objetivo de auxiliar estudantes e pesquisadores a organizar pesquisas estatísticas qualitativas e quantitativas na área da saúde ,dois professores do Departamento de Prática de Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP, desenvolveram o programa de computador Qualiquantsoft. O Programa segundo os autores é um instrumento de tabulação de discursos para detectar representações sociais, ou seja, descobrir o que as pessoas pensam sobre determinado tema.


O sistema permite arquivar todos os passos de um estudo que usa a metodologia de pesquisa do Discurso do Sujeito Coletivo DSC: a pesquisa, as perguntas, as respostas, as expressões-chave, as idéias centrais, as ancoragens, os discursos e demais partes da pesquisa, bem como os participantes, os depoentes, com todos os seus dados cadastrais.

  • Relatórios parciais e finais – Arquivados os dados, o aplicativo, com suas telas, facilita largamente a tarefa de processamento dos depoimentos em todas as suas etapas até a sua reunião em Discursos do Sujeito Coletivo. Finalmente, ele emite vários relatórios com os resultados parciais e finais da pesquisa.

O Qualiquantsoft permite ao usuário fazer rápidas pesquisas de opinião que retratem e reconstituam em detalhe, de uma forma discursiva e argumentada, o que uma comunidade pensa sobre um determinado tema, incorporando a quantidade de indivíduos que se desejar e, ademais, cruzando os resultados com as variáveis de cadastro desses indivíduos.
A economia de tempo é significativa e permite ao estudioso ficar livre das tarefas mecânicas da pesquisa e se concentrar mais nos aspectos conceituais.
A técnica do DSC e o programa vêm sendo usados nos últimos seis anos em pesquisas de opinião em várias áreas do conhecimento. Além da USP, o software foi usado em pesquisas na Unicamp, Universidade de Brasília e nas federais do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e Unifesp. Também foi usado pela Organização Mundial da Saúde e pelos ministérios da Saúde e Ciência e Tecnologia.
Ele permite, por exemplo, saber, em uma pesquisa, em detalhe, qualitativamente, as razões dos eleitores para a escolha de um candidato ou de consumidores para a escolha de determinado produto e, ao mesmo tempo, a que tipo de classe social, renda, nível de instrução, pertence o grupo de eleitores ou consumidores portadores de tais opiniões.

Marcadores:

Veja também:

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sumário