Pesquisadores afirmam que é possível melhorar a proteção dos astronautas contra radiação

Por que há mais homens do que mulheres no espaço? A causa pode ser menos óbvia do que parece.

iss015e22574De acordo com os modelos fisiológicos da NASA, os astronautas (mulheres) têm um limite de exposição abaixo dos astronautas (masculino), porque têm menos oportunidades de radiação espacial exploração espacial.

 MAIS PERIGO DE SAÚDE

Acredita-se que a exposição à radiação recebida durante uma estadia prolongada no espaço profundo ou na superfície de alguns planetas, aumenta a probabilidade de desenvolver câncer.  Segundo a NASA, uma missão a Marte  para um homem acarretaria em um risco adicional de  desenvolvimento de um câncer entre 1 e 19%. As chances são ainda maiores para uma mulher.

Especificamente, o risco para as astronautas é quase o dobro, principalmente por ter órgãos particularmente sensíveis, tais como o de mama e ovários.

Ilustração da blindagem com ímãs supercondutores (Créditos: NASA / NIAC).

Ilustração da blindagem com ímãs supercondutores (Créditos: NASA / NIAC).

Mas isso pode mudar segundo alguns pesquisadores do projeto “Space Radiation Superconductive Shield“.  Segundo os organizadores do projeto, ao construir um escudo supercondutor que gere  em torno de nave espacial um campo magnético  tão intenso que seja de três mil vezes a da Terra, o campo magnético pode ser capaz de desviar partículas ionizantes.

Os pesquisadores afirmam que este tipo de escudo pode proteger os astronautas contra a radiação ionizante  e pode ser utilizado de  forma realista, na missão ao planeta  Marte .

O  diretor do projeto,  professor Roberto Battiston, disse: “Nós acreditamos que seremos capazes de alcançar este objetivo que consiste em resolver a questão da proteção contra as radiações .Equipes do CERN  resolveram dois aspectos fundamentais e técnicos relacionados com os magnetos supercondutores no espaço. ”

Ele acrescentou: “Nos estudos atuais e futuros, os pesquisadores devem levar em consideração ambos os sexos Próximos desafios para a exploração, viajar para o espaço profundo para asteróides próximos da Terra e uma estadia prolongada em Marte ea Lua, força. ter uma maneira eficaz de proteger ativamente astronautas. ”

 

Referências:

RAVAL, Siddharth . Superconducting Magnets to Protect Spacecraft from Radiation | Space Safety Magazine. Disponível em: <http://www.spacesafetymagazine.com/2013/01/30/superconducting-magnets-protect-spacecrafts-space-radiation/>. Acesso em: 07 mar. 2014.

MUSENICH, Riccardo (Org.). SR2S-RD. Disponível em: <http://magnet.ge.infn.it/sr2s-rd.html>. Acesso em: 07 mar. 2014.

TUCUMA NOTICIAS. Una investigación busca mejorar la protección de astronautas ante la radiación. Disponível em: <http://www.tucumanoticias.com.ar/mobile/n/113505>. Acesso em: 07 mar. 2014.

Marcadores:

Veja também:

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sumário