Quando a física médica teve início?

Um raio X sendo tirado com aparelho de tubo Crookes antigo, final de 1800.
Um raio X sendo tirado com aparelho de tubo Crookes antigo, final de 1800.

Um raio X sendo tirado com aparelho de tubo Crookes antigo, final de 1800.

Do ponto de vista da história, o evento que começou a era moderna da física médica é de comum acordo: a descoberta da radiação X por Wilhelm Röntgen em 1895. No entanto, a física médica já era uma disciplina conhecida bem antes da descoberta de Röntgen. Leonardo da Vinci, ainda no século XVI, já realizava estudos do movimento do coração e do sangue no sistema cardiovascular. Por isso, muitos o consideram o primeiro físico médico.

Ainda assim, foi apenas séculos mais tarde que esse ramo da física recebeu um nome oficial. A primeira utilização do termo “física médica” (ou para ser mais preciso, Physique Médicale) foi em 1779 por Félix Vicq D’Azyr (1748-1794) (figura abaixo) em publicações da Société Royale De Medicine na cidade de Paris (França). De 1776 a 1779 a Sociedade publicou anualmente, sob o título de “Les Mémoires de Médecine & de Physique Médicale”, um conjunto de resumos e relatórios de seus membros, incluindo uma seção de “Observações gerais da física aplicada à medicina”. Nestes documentos eram abordados assuntos como os efeitos terapêuticos da eletricidade estática e a utilização de magnetos para o tratamento de doenças do sistema nervoso.

imagem de Félix Vicq D’Azir

Félix Vicq D’Azir, médico e anatomista francês

Desde então, o termo começou a ser mais amplamente difundido. Em 1827, Neil Arnott publicou pela primeira vez o livro “Elements of Physics, or Natural Philosophy, general and medical, explained independently of technical mathematic”. Seguido de Adolf Fick, que em em 1858 publicou “Die medizinische Physik”.

Atualmente, o profissional de física é indispensável no meio médico e atua em diversas áreas além das relacionas à radiação. Físicos médicos garantem a qualidade das imagens, desempenho dos equipamentos e estruturas dos serviços radiológicos, mas também podem atuar como pesquisadores ou no cumprimento das exigências das agências regulatórias.

Quer saber mais sobre física médica? Nós temos vários materiais que você pode baixar gratuitamente aqui.

 

Referências

ARNOTT, Neil. Elements of Physics, or Natural Philosophy, general and medical, explained independently of technical mathematics. Disponível em: <https://play.google.com/books/reader?id=cqFJAAAAcAAJ&printsec=frontcover&output=reader&authuser=0&hl=pt_BR>. Acesso em: 28 out. 2013.

DUCK, Francis. A History of Medical Physics: The Start Of Medical Physics: 1779-1794. Disponível em: <http://www.scopeonline.co.uk/pages/articles/medphys/medphys5.shtml>. Acesso em: 28 out. 2013.

FICK, Adolf. Die medizinische Physik. Disponível em: <https://play.google.com/books/reader?id=LnlJAAAAYAAJ&printsec=frontcover&output=reader&authuser=0&hl=pt_BR&pg=GBS.PR6>. Acesso em: 28 out. 2013.

Marcadores:

Veja também:

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sumário