O teste que avalia os níveis de radiação em salas de Raios X é chamado de Levantamento Radiométrico. E, ainda que muitos o chamem de laudo radiométrico ou radiometria, o correto é levantamento radiométrico.
A norma que exige esse tipo de teste no Brasil é a Portaria 453, da Anvisa, de 1998, ou algumas normativas estaduais. Nela, está determinado que o teste tem validade de 4 anos no território nacional ou 5 anos em Santa Catarina.
O teste de Levantamento Radiométrico deve ser executado por um profissional qualificado: um físico especialista em física do radiodiagnóstico. Isso porque esse profissional utilizará uma instrumentação adequada e calibrada para tal fim. No teste são levados em consideração diversos fatores como: posição do equipamento dentro da sala, carga de trabalho (número de exames realizados diariamente dentro da sala), fator de uso (o quanto é utilizada cada parede para cada projeção de radiação nela), fator de ocupação (quem habita e por quanto tempo habita a área atrás de uma parede dessa sala).
O levantamento radiométrico é a garantia de segurança para quem circunda uma sala de Raios X e para trabalhadores que operam equipamentos que fazem uso de radiação ionizante, seja na radiologia médica, radiologia industrial ou radiologia veterinária.
Siga nossos perfis nas redes sociais: