Radiologia Veterinária

BrasilRad

Radiologia Veterinária

A RDC330/2019 da ANVISA estabelece os requisitos sanitários para os serviços de radiologia

Está em vigor, desde dezembro de 2019, a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 330/2019, que estabelece os requisitos sanitários para a organização e funcionamento de serviços de radiologia diagnóstica ou intervencionista. É essa mesma resolução que regulamenta o controle das exposições médicas, ocupacionais e do público decorrentes do uso dessas tecnologias. 

O documento foi publicado no Diário da União no dia 26 de dezembro de 2019 e, desde então, todas as pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, civis ou militares do Brasil, devem seguir os requisitos estabelecidos pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A Resolução aplica-se quando estas estão envolvidas com a prestação de serviços, com a fabricação e a comercialização de equipamentos, bem como seus componentes e acessórios, e com a utilização de radiações em atividades de pesquisa e de ensino envolvendo a saúde humana.

Acesse a resolução
✓ Projetos de Blindagem

Cálculo da blindagem adequada para a sala que comportará o tipo específico de equipamento e sua energia.

✓ Controles de Qualidade

Elaboração de programas de controle para assegurar que o profissional obtenha a mais alta qualidade de imagem.

✓ Levantamento Radiométrico

Medição de doses nas áreas adjacentes onde é utilizado um equipamento emissor de radiação.

Radiologia Digital Veterinária

A Radiologia Digital se difere da analógica ou tradicional apenas na forma física de obter o exame. Enquanto na radiologia tradicional, a obtenção do exame se revela a partir de uma película fotossensível que precisa de um processo químico para poder ser visualizado, a radiologia digital possui um arquivo de dados que pode ser adquirido de forma direta ou indireta. 

A grande diferença entre a radiologia digital direta e indireta está na velocidade para obter a imagem. No entanto, a diferença entre elas é tão pequena se comparada a radiologia convencional, que pouco importa na hora de escolher entre um grupo e outro. 

Saiba mais

Dicas de Radioproteção e Normas em Radiologia Veterinária

O uso de tecnologias de imagens através de radiação não é exclusivo da medicina humana. A área da veterinária também se beneficia dessa ferramenta e possui normas para assegurar a integridade do trabalhador que opera o equipamento na intenção de ajudar o animal a ser examinado. A referência técnica para o funcionamento de serviços veterinários, de acordo com a ANVISA, é quem dita as regras a serem seguidas, que vão desde questões estruturais – onde o exame é feito, passando pelo equipamento, até a vestimenta do profissional responsável. 

Existem normas a nível federal e em alguns estados a nível estadual também, como no caso de Santa Catarina. Baixe nosso E-book gratuitamente e saiba quais são essas normas.

Download gratuito

Qualidade e segurança na radiologia veterinária

Serviços para Radiologia Veterinária

Projetos de Blindagem

Todos os equipamentos que emitem radiação necessitam de uma sala específica para que estes possam funcionar. Sendo assim, se faz necessário um projeto de blindagem que ocorre a partir de um cálculo. É nesse momento que é decidido o quanto de barreira, blindagem ou barita a parede do ambiente irá receber. O cálculo é feito levando em consideração as características do equipamento que será instalado, ou seja, a blindagem adequada para o equipamento e para a energia que ele emite. Portanto, não existe um valor tabelado, ele varia de equipamento para equipamento, e também de acordo com o uso futuro da clínica.

Todos os nossos projetos de blindagem são realizados por um físico credenciado que utiliza as mais recentes técnicas que o processo exige. A fim de reduzir o custo da obra e visar na proteção radiológica, também trabalhamos com arquitetos e engenheiros, e os aconselhamos desde a construção bruta até o layout.

Evite gastos desnecessários para a construção da sua sala de raio-x, peça o seu orçamento. 

Orçamento
Serviços para Radiologia Veterinária

Controle de Qualidade

O controle de qualidade ou teste de desempenho e constância é um procedimento que visa avaliar o desempenho funcional de um equipamento de Raio-X, bem como a qualidade de imagem gerada. Uma das avaliações para realizar essa análise consiste em verificar se os parâmetros selecionados no comando do equipamento são os mesmos que o paciente está recebendo. A diferença permitida em cada parâmetro varia em torno de 10%. Caso haja uma discrepância muito acentuada, haverá problemas com a qualidade do resultado do exame. 

Esse controle garante a segurança de todos os profissionais que lidam com o equipamento inspecionado, pois assegura que todas as exigências técnicas e sanitárias sejam cumpridas. Caso o teste acuse disparidade, a manutenção autorizada deve ser acionada imediatamente para que as correções necessárias sejam adotadas.

Orçamento
Serviços para Radiologia Veterinária

Levantamento Radiométrico

Levantamento Radiométrico consiste na medição de doses nas áreas adjacentes onde é utilizado um equipamento emissor de radiação seja salas de Raios X ou consultórios clínicos. São escolhidos alguns pontos de interesse ao redor da sala na área externa, nas paredes do entorno onde está instalado o equipamento. Neste são avaliados o tipo de barreira, podendo ser barreiras primárias e secundárias. Nesse caso verificar se durante a emissão do equipamento existe alguma leitura de radiação mesmo com as barreiras pré-planejadas durante o cálculo de blindagem.

Orçamento
Mais serviços para:

Radiologia Médica e Intervencionista

Radiologia Odontológica