Projeto Radioactive Orchestra utiliza amostras de material radioativo para criar melodias que parecem ficção musical
O sueco Kristofer Hagbard aproxima uma amostra de urânio de um instrumento metálico conectado a seu MacBook. Assim que o material radioativo se aproxima do objeto, os alto- falantes do computador explodem em notas musicais graves e agudas, numa onda melódica que parece sair de um filme de ficção científica. Realizada em outubro de 2012, a exibição é parte do projeto artístico e pedagógico Radioactive Orchestra, que além de shows ao vivo inclui a produção de um disco e um site.
“Queremos fazer pela radioatividade o mesmo que Lady Gaga fez pela moda”, diz o sueco Georg Herlitz, líder do quarteto Desenvolvido com um grupo de físicos nucleares o instrumento captador traduz a radiação em forma de notas musicais graças a um software criado para isso. Dependendo do material, o som sai de forma diferente. “Queremos convidar artistas conhecidos a experimentá-los”, afirma Herlitz. “Seria muito interessante ouvir o que a Björk poderia fazer com um desses.
Obs. Esse experimento foi realizado por físicos nucleares.
FAÇA SUA MUSlCA COM ISÓTOPOS
No site do projeto Radioactive Orchestra é possível criar combinações melódicas utilizando sons gravados com uma série de isótopos radioativos
- Acesse a página da aplicação em http://www.nuclear.kth.se/radioactiveorchestra/
- Escolha um isótopo da enorme lista fornecida no gráfico, como césio 125 ou mercúrio 189
- Combine e edite os variados sons no painel da aplicação. É possível modificar notas e volumes, por exemplo
- Grave o resultado da mistura e compartilhe com os amigos
Fonte: Revista info Edição 325 – Janeiro de 2013 http://info.abril.com.br/edicoes/325/