A empresa CurveBeam anunciou que recebeu aprovação do FDA para o seu pé PedCAT e scanner CT de tornozelo. O scanner compacto, medindo apenas 121 por 147 centímetros, pode ser colocado no mercado, fazendo imagens com o paciente suportando pesos ou em atividades normais.
O PedCAT emprega a tecnologia cone-beam, que é uma variante de CT que utiliza Raios X divergentes que formam de um cone. Vantagens desta técnica em relação ao CT regular são de tamanho menor do scanner, a dose de radiação muito reduzida e menor tempo de digitalização. Cone Beam tomografia computadorizada é uma técnica relativamente nova que tem sido implementada principalmente na prática odontológica e otorrinolaringológica ao longo dos últimos 10 anos, sendo esta a primeira aplicação fora esta área.
O scanner 3D oferece dados volumétricos que podem ser reconstruídos como imagens em diferentes planos ou em 3D. Aplicações propostas do scanner incluem planejamento pré-operatório, a detecção de fraturas, avaliação de luxações e subluxações, avaliação de articulações artríticas e detecção precoce de osteomielite. O tempo de procedimento de imagem é aproximadamente um minuto, durante o qual um ou ambos os tornozelos e os pés podem ser trabalhados.