A técnica de supressão de metal (MDT) para a redução de artefatos metálicos em Tomografia Computadorizada (CT), melhora a qualidade de imagem em 86% dos casos, e melhora o diagnóstico em 14% dos casos. O MDT reduz os artefatos em tomografia devido ao endurecimento do feixe, movimentação e dispersão dos fotons de Raios X. Muitas técnicas concorrentes reduzem somente os artefatos devido ao endurecimento do feixe. O software MDT criado pela Revision Radiology trabalha com imagens TC de qualquer fabricante, e pode ser integrado com diretamente com o PACS de seu estabelecimento. Segundo o fabricante do software ele é usado em mais de 70 hospitais em todo o mundo, incluindo MGH, MD Anderson, e Stanford.
Solicitação da versão gratuita
Antes de solicitar uma cópia gratuita do MDT, você deve preencher e assinar o acordo de licenciamento, que pode ser baixado clicando aqui. Após o preenchimento do formulário você deve envia-lo para o seguinte endereço de email: revisionrads@gmail.com
Envie sua imagem e a receba sem artefatos.
Você pode retirar os artefatos de suas imagens tomográficas, utilizado o MDT online.
- Passo, envie sua imagem no formato dicom DICOM, utilizando o assistente de envio que pode ser acessado clicando aqui.
- Dentro de 25 minutos após o envio, você irá receber um e-mail com a imagem com os artefatos de metal removidos. Experimente agora!
Como obtenho os arquivos DICOM?
No seu sistema PACS, procure por “Enviar exame”, “Salvar como”, “Export”, “download”, ou uma opção semelhante. Se você puder enviar o exame para OsiriX ou TeraRecon, esses programas podem salvar os arquivos DICOM. Se as imagems estiverem em um CD ou DVD, procure um diretório que contém os arquivos com a extensão “. DCM”.
Downloads
- Faça o download do conjunto de teste de imagens DICOM com artefatos de metal. Clique aqui.
- Material que explica o funcionamento do MDT. Clique aqui.
- Manual de utilização do software. Clique aqui.
Referências
- Boas FE and Fleischmann D. (2011) “Evaluation of two iterative techniques for reducing metal artifacts in computed tomography.” Radiology. 259(3): 894-902.
- Boas FE and Fleischmann D. (2012) “Computed tomography artifacts: Causes and reduction techniques.” Imaging in Medicine. 4(2): 229-40.
- Golden C, Mazin SR, Boas FE, Tye G, Ghanouni P, Gold G, Sofilos M, Pelc NJ. (2011) “A comparison of four algorithms for metal artifact reduction in CT imaging.” Proc. SPIE. 7961: 79612Y.
- REVISION RADIOLOGY (Usa). CT metal artifact reduction. Disponível em:<http://www.revisionrads.com/>. Acesso em: 01 jul. 2013.