Como se sabe no ano de 2007 a OIEA passou a reconhecer o “Símbolo de Advertência de Radiação Ionizante” e paralelamente a ISO publicou a Norma ISO 21482:2006 onde apresenta este novo símbolo.
Este símbolo é utilizado para advertir a presença de altos níveis de risco de radiação ionizante. Não se destina substituir o símbolo básico de radiação ionizante (ISO 361), e sim complementar e proporcionar informações adicionais sobre os perigos associados a uma fonte radioativa e a necessidade de que pessoas inexperientes e desinformadas permaneçam fora de alcance.
Entre seus usos propostos, considera que seja colocado sobre recipientes de contenham fontes radioativas intensas de categorias 1, 2 e 3 do OIEA, que por seu nível de risco, se forem desmontadas podem causar sérias lesões ou a morte. Este sinal é um novo aviso para não remover este dispositivo e não ficar desnecessariamente próximo a ele. Portanto, os fabricantes devem colocar este símbolo nas cápsulas de radiações gama, cabeçotes de cobalto da radioterapia, equipamentos de radiografia industrial e outras fontes intensas. E que com essa difusão seja feita o uso adequado deste símbolo.