Responsabilidades Físico Médico

Físico Thiago Schmeling Fontana

O artigo descreve as funções e responsabilidades dos físicos médicos em proteção radiológica no âmbito da imagenologia (diagnóstico por imagem e procedimentos intervencionistas guiados por imagem). A proteção radiológica se faz necessária em qualquer atividade que envolva radiação ionizante, supervisionada pela comissão internacional de proteção radiológica (ICRP). Diversos profissionais devem atender os princípios de proteção radiológica, como médicos, tecnólogos, enfermeiros e demais profissionais que utilizam de alguma forma a radiação ionizante. Para isso, é de fundamental importância a presença de um físico médico, profissional que possui habilidades específicas na implementação dos princípios de proteção radiológica, além de atuar em procedimentos envolvendo imagens médicas, questões administrativas e regulatórias. O Físico médico também atua em pesquisa e desenvolvimento proporcionando avanços significativos e melhorias, principalmente no que diz respeito à exposição ao paciente.
Na área de diagnóstico por imagem, o físico médico atua realizando controles de qualidade, testes que são realizados e exigidos pela legislação local, para verificar o desempenho dos equipamentos. Em algumas instalações que possuem equipamentos que geram radiação ionizante, levantamentos radiométricos e cálculos de blindagem também podem ser realizados por estes profissionais. O Físico médico estabelece um programa de garantia de qualidade, que visa otimizar e gerenciar os procedimentos realizados, sempre buscando reduzir a exposição do paciente a radiação, melhorar a qualidade das imagens obtidas e manter a equipe técnica em constante treinamento.

Referência: “MEGHZINE, Ahmed; VANO, Eliseo; CHEUNG, K.Y.  Roles and responsibilities of medical physicists in radiation protection (European Journal of Radiology, 2010, páginas 24-27)”

Marcadores:

Veja também:

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sumário