A Radiologia digital com respeito à radiologia analógica ou tradicional, se diferencia na forma física de obter a imagem radiográfica. Enquanto na radiologia tradicional, o suporte é uma película fotossensível que precisa de um processo químico para ser visível (revelado), a radiologia digital obtém um arquivo de dados , o qual pode ser adquirido de forma direta ou indireta.
Para fins práticos em nossa profissão, a grande diferença entre a radiografia digital direta e indireta está na velocidade e movimentação para obter a imagem, mas a diferença entre eles é tão pouco perceptível se comparado com analógico ou radiologia convencional, que podemos dizer que esta diferença é pouco importante na hora de decidir entre um grupo ou outro, já que uma radiografia obtida através de CCD (radiografia direta) é exibida no decorrer de 3 a 5 segundo por disparo, a imagem obtida através de uma CR ou radiologia digital indireta, pode chegar a um minuto e meio para vê-la no monitor.
Estabelecer uma diferença real, exceto em estudos de casos muito raros, seria uma avaliação pouco ajustada à realidade da maioria das clínicas veterinárias. Também é verdade que”disparar” e “ver” é uma grande conquista, quando vistos apenas no contexto do progresso tecnológico, mas temos de submeter-se a análise real do número de estudos que estão sendo realizados diariamente na clínica, a fim de saber se o tempo ganho em termos de casos clínicos pode ser realmente levado em conta.
Fonte: diagnosticoveterinario.com – Acesso em 25/03/2014