Radioatividade na sua casa

Alguns produtos que você possui e usa regularmente podem conter radioatividade e emitir radiação. Eles são um exemplo do uso benéfico da radiação na nossa sociedade moderna. Quando usados de acordo com as suas instruções de uso, você não está exposto aos riscos da radiação.

Produtos em sua casa que contêm radioatividade mas não são perigosas para a saúde incluem detectores de fumaça, alguns alimentos e fertilizantes.

Detectores de fumaça

Os detectores de fumaça, contem uma pequena quantidade de uma fonte radioativa (amerício-241) dentro de um compartimento metálico. Em um detector de fumaça, a radioatividade na fonte emite um fluxo constante de partículas alfa que são identificadas por um pequeno detector, produzindo uma pequena corrente. Se a fumaça preencher o espaço entra a fonte e o detector, a corrente diminui, então o alarme dispara.

Alimentos

Alguns alimentos são radioativos por conter radionuclídeos que ocorrem naturalmente. Eles são absorvidos nos solos enquanto crescem os alimentos. Os fertilizantes que você usa para seus jardins, gramados, etc., podem conter potássio radioativo ou urânio em pequenas quantidades.

Objetos do cotidiano

Outros itens que contenham radiação mas não são mais fabricados, e são do interesse de colecionadores, são relógios, vidro (de vaselina), azulejos e cerâmica, mantos de lampião a gás e lentes de câmera. Alguns relógios antigos têm mostradores que foram pintados com um composto emissor de radiação para torná-los visíveis na escuridão. Vidro velho, telhas e cerâmicas que contêm radioatividade geralmente têm radionuclídeos naturais (como o urânio, tório ou potássio) incorporadas direito no vidro ou no esmalte. Um antigo tipo de manto de lampião a gás contém tório e é usado frequentemente por empresas de segurança de radiação como uma fonte para verificar o funcionamento de seus instrumentos de detecção de radiação. Lentes de câmeras antigas também pode conter tório, que foi acrescentado para criar uma melhor imagem no filme.

É importante saber que nem todos os tipos de um determinado produto, a exemplo dos citados, contêm radioatividade ou emitem radiação. Por exemplo, alguns detectores de fumaça e relógios antigos contêm radioatividade, mas outros não. E estes itens radioativos NÃO representam um perigo de radiação, a menos que você consiga ingerir uma quantidade significativa dele.

Quer saber mais curiosidades sobre radioatividade? Veja outros posts no nosso blog.

E siga nossos perfis nas redes sociais:

Twitter | Instagram | Facebook | Linkedin

Referências

Household Products. Disponível em:<http://www.radiationanswers.org/radiation-sources-uses/household-products.html>.Acesso em: 15 jan. 2012.

Marcadores:

Veja também:

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sumário