Marinheiros já estão participando de treinamento para enfrentar situações de perigo.
A ajuda no desenvolvimento do sistema de comando e controle dos equipamentos do navio será prestada pela França. O Brasil e a França assinaram ainda em 2008 um acordo de cooperação para a construção de submarinos. Em 2009 a companhia brasileira Odebrecht, especializada em projetos na área da defesa e segurança, e a francesa DCNS assinaram um contrato para a construção de 4 submarinos de propulsão diesel-elétrica da classe Scorpene, assim como para projetos conjuntos dos elementos não-nucleares para o submarino nuclear em desenvolvimento.
O submarino nuclear é uma embarcação movida pela energia produzida por um reator nuclear capaz de submergir e emergir quando desejado. O uso da energia nuclear traz grandes vantagens nestes tipos de embarcação, pois possibilita que o submarino permaneça por longos períodos de tempo totalmente submerso, o que não é possível quando é movido a motores diesel pela necessidade de ar ou movido a energia elétrica, já que as baterias não possuem longa duração.
Leia mais em: http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-brasil/v/novo-submarino-da-marinha-e-movido-a-energia-nuclear/3319090/ Acesso em 02/05/2014
http://portuguese.ruvr.ru/2014_03_15/Brasil-ter-submarino-nuclear-at-2023-1668/ – Acesso em 02/05/2014