A próxima geração de técnicas de imageamento médico poderá se basear em uma tecnologia baseada em um fenômeno que se move mais rapidamente do que a velocidade da luz. De acordo com um grupo de cientistas de várias universidades norte-americanas, a técnica tem potencial para criar exames mais eficientes e mais baratos para o diagnóstico e o tratamento de câncer e de vários outros problemas de saúde.
Luminescência de Cerenkov – A nova técnica de imageamento óptico é chamada de imageamento por luminescência de Cerenkov, ou radiação de Cerenkov, ou mais simplesmente CLI (Cerenkov Luminescence Imaging).
A velocidade da luz depende do meio no qual ela viaja – por exemplo, sua velocidade diminui quando ela viaja através da água. Mas quando uma partícula – um elétron, por exemplo – move-se mais rápido do que a velocidade da luz naquele meio específico, normalmente um isolante, ela produz uma “onda de choque” – de forma muito parecida com a onda sônica gerada quando um avião quebra a barreira do som – emitindo uma luz azul conhecida como radiação de Cerenkov.
Leitura completa em: http://bit.ly/1IFsgOH – Acessado em 11/12/2014