O anúncio foi feito um dia depois que a TEPCO detectou uma falha no seu sistema de filtração.
O operador central de Fukushima, Tokyo Electric Power (TEPCO), disse hoje que vai ter que tratar 13.000 toneladas de água radioativa, devido a um problema técnico com o sistema de filtração.
O anúncio vem um dia depois da TEPCO parar seu Sistema Avançado de Processamento de Líquidos (ALPS sua sigla em inglês), que era usado para purificar a água, descobrindo que um de seus três circuitos não estava funcionando corretamente. As três linhas de purificação do ALPS começaram a operar simultaneamente em fase de testes em 12 de fevereiro, e desde então tiveram problemas, apontando que para o seu pleno funcionamento ainda vai demorar mais tempo do que o esperado.
ALPS visa remover do líquido 62 tipos materiais radioativos, exceto o trítio. No entanto, uma amostra colhida no dia anterior ao sistema de detenção, registrou cerca de 10 milhões becquerel por litro de substâncias radioativas, incluindo o estrôncio, bem acima das centenas de bequereles deixados na água quando o sistema funciona corretamente. Assim, a TEPCO deve tratar novamente 13.000 toneladas de água já armazenadas em 21 tanques diferentes.
Fonte: Caracol-NoticieroDelMediodia – Acesso em: 25/03/2014