Fonte de Raios X portátil poderia colocar diagnóstico médico na Palma da Mão

A fonte de radiação compacta

Aparelho de Raios X portátil

Aparelho de Raios X portátil

Aparelho de Raios X portátil

Os scanners de mão, ou tricorders, dos filmes de Star Trek e séries de televisão estão em um passo mais perto da realidade, agora que a equipe de engenharia da Universidade de Missouri  inventou uma fonte compacta de Raios X. A fonte de radiação, que é do tamanho de uma pastilha elástica, pode ser utilizada para criar equipamentos de Raios X baratos e portáteis para uso por médicos, bem como no combate ao terrorismo e exploração ajuda no planeta e outros.

“Atualmente, máquinas de Raios X são enormes e requerem enormes quantidades de eletricidade”, disse Scott Kovaleski, professor associado de engenharia elétrica e informática da Universidade de Missouri. “Em cerca de três anos, podemos ter um protótipo de mão scanner de Raios X usando nossa invenção. O aparelho poderia melhorar os serviços médicos em regiões remotas e pobres e reduzir as despesas de saúde em todos os lugares. “


Segundo o professor Kovaleski em consultórios dentários, os pequenos geradores de Raios X poderiam ser utilizados para obter imagens a partir do interior da boca disparar os Raios para fora, reduzindo a exposição a radiação para o resto da cabeça do paciente.

O dispositivo usa um cristal para produzir mais de 100 mil volts de eletricidade a partir de apenas 10 volts de energia elétrica de entrada e com baixo consumo de energia. O cristal, é feito a partir de um material chamado de niobato de lítio, utiliza o efeito piezoelétrico para amplificar a tensão de entrada. O professor Kovaleski acredita que dentro dos próximos anos o Raios X portátil será comercializado.

Observação:Considerando as inovações tecnológicas, que são fundamentais para o desenvolvimento humano, os princípios de radioproteção, justificação, otimização e limitação de dose, não devem ser esquecidos.

Fonte  University of Missouri

Marcadores:

Veja também:

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sumário