Os Equipamentos de Proteção Individual são projetados para proteger os usuários contra radiações secundárias e não contra o feixe primário de radiação. Eles podem ser Aventais, luvas, óculos e outras blindagens de contato utilizadas para a proteção de pacientes, de acompanhantes autorizados ou de profissionais durante as exposições. Para a sua melhor utilização alguns cuidados devem ser tomados como:
- ARMAZENAMENTO
- Os EPI´s devem ser armazenados em local com condições normais de temperatura e umidade.
- Para acomodar os aventais devem ser utilizados cabides e suportes apropriados
- Sob nenhuma circunstância os aventais deverão ser dobrados.
- Manter os aventais longe do calor excessivo.
- LIMPEZA E DESINFECÇÃO
- Manchas frescas ou marcas no tecido podem ser removidas com um pano macio embebido em água morna e sabão neutro. Em caso de manchas antigas e secas, aplicar a solução de água morna e sabão neutro em área suficiente para cobrir toda a mancha e deixar descansando por pelo menos uma hora. Após isso, limpe com um pano macio.
- Para desinfetar o avental, utilizar álcool a 70%.
- Não lavar o avental em lavanderia hospitalar, pois a borracha não suporta altas temperaturas.
De acordo com a Portaria/MS/SVS nº 453, de 01 de junho de 1998, devem ser realizados testes de integridade dos acessórios e vestimentas de proteção individual com uma periodicidade anual. Entretanto no estado de Santa Catarina existe uma instrução Normativa de número 004/DIVS/SES, de 02/09/2010 que exige que sejam realizados semestralmente os testes de integridade para equipamentos de proteção individual utilizados em serviços de hemodinâmica.
A figura ao lado exibe a deterioração de um Avental Pumblifero no decorrer do tempo, neste caso o avental não apresentava nenhuma deterioração no tecido, porém ao se radiografar o EPI foi possível identificar a descontinuidade na borracha pumblífera no interior do avental. O profissional ou paciente que utilizasse este EPI poderia estar correndo sérios riscos, pois ele estaria utilizando um avental que não promove uma proteção contra a radiação ionizante.
- VIDA ÚTIL
- A vida útil do avental é estimada em 2 anos, porém isso depende de seu uso, armazenagem e conservação e pode variar bastante. Dessa forma, é necessário fazer os testes de integridade na periodicidade determinada pela lei.
- Ao final da vida útil do produto, não jogar em lixo comum. Consulte a legislação local para verificar as formas de descarte.
Autor: Carlos Eduardo Borges de Queiroz