BMC Medical Imaging retornou recentemente do Congresso Europeu de Radiologia 2014 (ECR 2014), a 20 ª reunião anual da Sociedade Europeia de Radiologia, realizada em Viena. Extremamente bem organizado, o Congresso tornou-se um fórum de especialistas para aprender e debater sobre os mais recentes avanços nas técnicas de imagem e suas aplicações clínicas. Além das palestras interessantes, a conferência introduziu algumas inovações notáveis projetadas para tornar este um congresso mais dinâmico e interativo.
Uma dessas inovações foi a Sala de Aula Multimídia. Os organizadores configuraram um auditório com estações de trabalho conectadas à rede, onde foram apresentados sessões multimídia, cada um incluindo a discussão de três casos clínicos, que permitiram aos participantes a participar da palestra e incentivou a discussão. A extensa cobertura digital da conferência, incluindo um aplicativo móvel, transmissão ao vivo da maioria das sessões, e um “Social Media Wall ‘, tornou fácil para os participantes acompanhar o desenvolvimento do congresso e navegar em uma grande quantidade de eventos acontecendo ao mesmo tempo.
A palestra contou com a presença do Dr. Oleg Atkov, cardiologista e ex-cosmonauta, que foi pioneiro de imagens médicas no espaço em 1980. Depois de passar oito meses a bordo da Soyuz T-10, o Dr. Atkov estudou o efeito da gravidade zero sobre o corpo por meio de ultra-som,ele encontrou algumas mudanças complexas no sangue e dinâmica de fluidos sob gravidade. Ele também explicou como a radiologia ainda está sendo usado em pesquisas espaciais com astronautas, em estudos complexos, com MRI e fMRI, que permitem o estudo das alterações cerebrais sutis em viajantes espaciais.
Leia mais em: BioMedCentral – Acesso em 26/03/2014