Hoje soube de uma unidade de exposição à radiação chamada “BED“. Esta é uma unidade de medida com base na exposição à radiação emitida por…
Bananas!
Veja, a banana contém uma grande quantidade de potássio, que contém 0,01% de potássio-40, que é radioativo. O resultado é que a exposição à radiação de comer uma banana é 1 BED (banana equivalent dose – dose equivalente de banana), ou mais ou menos 0,01 milirem (mrem). Naturalmente, você nunca conseguirá comer bananas o suficiente para ser perigoso, já que hora ou outra seu corpo cag… eliminaria o excesso de potássio.
Isso também é aproximadamente a emissão de um detector de fumaça.
Sim, você leu direito. Viver perto de uma usina de carvão expõe uma pessoa três vezes a radiação de uma usina nuclear. Isto é devido à presença de tório e urânio no carvão. Mas estes níveis são ainda ridiculamente baixos.
Uma pessoa normal contém um tico de potássio-40.
2 mrem também é a exposição de um voo de Nova Iorque à Los Angeles, devido a altitude (menos atmosfera, menos proteção dos efeitos de raios cósmicos galácticos).
Mais uma vez, por cauda da altitude. A medida no alto do Everest é de cerca 800 mrem (80.000 bananas) por ano.
O granito das paredes é ligeiramente radioativo. Em comparação, o Vaticano é de cerca de 800 mrem (80.000 bananas) por ano.
…se não houver proteção contra radiação. Mas, ainda assim, é um monte de bananas.
Fonte: http://www.mushi-san.com/geladeira/2011/04/alerta-amarelo.php