Raios X Odontológico

Controle de Qualidade em Raios X Odontológico

Consultórios podem possuir equipamento emissor de Raios X Odontológico, e para tal, aplicam-se os mesmos preceitos de controle de qualidade de qualquer equipamento do gênero.

Em um equipamento Intra Oral, ocorre a averiguação de Dose na Entrada da pele. Existe uma distância mínima de 20 cm que o copo focalizador desse tipo de equipamento deve possuir. O posicionamento para adquirir a imagem no paciente é muito próximo do paciente então deve-se assegurar que o equipamento esteja com a dose de entrada na pele abaixo do valor recomendado por lei.

Da parte elétrica, verifica-se tensão, que neste caso é fixa, tempo de exposição utilizado, a dose das técnicas mensuradas assim como a Camada semi-redutora. Deste modo tem-se uma visão geral do equipamento, e caso seja necessário, em muitos deles, é feito um ajuste de tempo no próprio local pela equipe de Físicos. Outra avaliação contempla a parte de imagem, afinal é a partir dela que o médico consegue laudar. Nessa é averiguado a resolução, ou seja, o quanto seu sistema no todo (emissor e detector) estão apropriados para a visualização de tais estruturas, assim como o tamanho da abertura do campo.

Em equipamentos panorâmicos a verificação também se dá na parte elétrica e de imagem. Neste caso o detector utilizado nas medições pode diferir dos demais devido a geometria do equipamento. Os tempos longos de exposição, a seleção de tensão de acordo com o paciente assim como a dose é avaliado. Na imagem, a uniformidade, verificação de artefatos e apagamento do detector caso este seja digital.


Todos os fatores para aquisição de uma imagem radiográfica devem ser frequentemente testados, para garantir a eficiência mínima com uma radiografia de qualidade.

O Controle de Qualidade em Raios X Odontológico tem como propósito, através de ações sistemáticas, garantir boa qualidade das radiografias e maior proteção às pessoas. Quando um equipamento não está funcionando corretamente pode produzir uma radiografia de má qualidade dificultando e comprometendo o diagnóstico. Em ambos os casos, o operador e o paciente tem que ser exposto mais uma vez à radiação, sem considerar o benefício real de uma imagem com qualidade.

Radiografias podem irradiar os olhos e a tireoide do paciente, já foram registrados casos de câncer de tireoide em crianças submetidas a baixas exposições, pacientes adultos e dentistas submetidos a constantes exposições sem o devido controle das técnicas e blindagens adequadas. É praticamente impossível ao operador de Raios X evitar sua exposição à radiação secundária sem a avaliação dosimétrica do seu local de trabalho, embora as condições usadas para tirar radiografias dentárias, sejam tais que o feixe primário possa ser facilmente absorvido por materiais de número atômico alto, não serão, no entanto, absorvidos pelos tecidos moles do paciente e operador (dentista ou técnico), pelas peças de madeira do consultório e mesmo pelo próprio ambiente que passa a transmitir as radiações secundárias.

De acordo com a RDC 330/2019 os seguintes teste Controle de Qualidade em Raios X odontológico (teste de constância) devem ser realizados regularmente:

Controle de Qualidade em Raios X odontológico ( teste de constância)Frequência
Exatidão e Reprodutibilidade da tensão do tuboBianual e após reparos
Reprodutibilidade e linearidade da taxa de kerma no arBianual e após reparos
Rendimento do tubo de Raios XBianual e após reparos
Exatidão e reprodutibilidade do tempo de exposiçãoBianual e após reparos
Reprodutibilidade do controle automático de exposiçãoBianual e após reparos
Camada semi-redutoraBianual e após reparos
Padrão de imagemBianual e após reparos

Garantimos todas as exigências da RDC 330/2019 incluindo:

  • Levantamento radiométrico e radiação de fuga do cabeçote para proteção de médicos, técnicos e pacientes;
  • Treinamento dos técnicos para otimização do processo de produção de imagens, melhoria da qualidade e proteção individual;
  • Avaliação das processadoras automáticas;
  • Avaliação da câmara escura;
  • Avaliação periódica dos equipamentos de proteção individual;
  • Avaliação dos negatoscópios;
  • Assessoria técnica.
  • Oferecemos também serviços de controle de qualidade em equipamento de tomografia de feixe cônico (cone beam).

Saiba mais sobre outros serviços de controle de qualidade da BrasilRad!

Entre em contato ou solicite um orçamento

    * Nome

    * E-mail

    * Telefone

    * Cargo

    * Tipo

    * Número de equipamentos

    * Mensagem