Cálculo de Blindagem
Equipamentos emissores de radiação antes de sua instalação necessitam de uma sala específica para determinado tipo de equipamento. Neste caso trata-se da blindagem adequada para aquele tipo de equipamento e sua energia. A partir do tipo de equipamento, estrutura da sala a ser implantado via RDC 50 e quantidade de pacientes é efetuado o cálculo de barreira. Trata-se de averiguar o quanto de barreira, blindagem ou barita é necessário nas paredes a qual o equipamento será instalado. Portanto não é um valor único e tabelado, irá variar de equipamento para equipamento e conforme o uso futuro na clínica. Trata-se do estágio seguinte á compra do mesmo, onde instalar, como instalar e quanto de barreira será necessário nas paredes e possível biombo da sala.
A fim de atenuar a radiação, reduzir gastos e atender às legislações vigentes, os projetos arquitetônicos devem ser desenvolvidos de modo que as blindagens sejam adequadas a cada situação e equipamento utilizado. Desse modo, o cálculo de blindagem na construção do setor de diagnóstico ou terapia se torna imprescindível. A planilha de cálculo de blindagem é exigida pela vigilância sanitária e/ou pela CNEN para o licenciamento do serviço de radiodiagnóstico médico e odontológico, medicina nuclear ou radioterapia.
Todos os nossos projetos de blindagem são realizados por um físico credenciado, que utiliza as mais recentes técnicas de blindagem que reduzem o custo na construção da ambiente a ser protegido. Trabalhamos diretamente com arquitetos e/ou engenheiros e os aconselhamos sobre as melhores opções de construção e layout visando a proteção radiológica.
Evite gastos e imprevistos antes de construir ou instalar equipamentos de Raios X consultando gratuitamente um de nossos físicos para avaliar a real necessidade de blindagem.
Garantimos também:
- Levantamento radiométrico e radiação de fuga do cabeçote para proteção de médicos, técnicos e pacientes;
- Cálculo de Blindagem
- Treinamento dos técnicos para otimização do processo de produção de imagens, melhoria da qualidade e proteção individual;
- Otimização da proteção radiológica;
- Avaliação periódica dos equipamentos de proteção individual;
- Assessoria técnica.