Qual a Relação entre uma Banana e os Raios X? [Vídeo ▶️]

imagem destaque do post sobre qual a relação entre uma banana e os raios x?

Temos na mesa um tubo de Raios X, uma banana e um frasco de material radioativo (porém sem material radioativo).

O objetivo da BrasilRad, como empresa de física médica e proteção radiológica, é, além de proteger os pacientes e colaboradores contra a radiação, desmistificar o uso das mesmas.

Uma banana é naturalmente radioativa. Pois ela contém os elementos Potássio (K) e Carbono (C) radioativos, o mesmo  Carbono utilizado para estimar a idade de materiais antigos e fósseis. Além dela, existem diversos alimentos que são radioativos e são consumidos com frequência. Há, inclusive, uma unidade internacional de medida de radioatividade que é equivalente a uma quantidade de bananas (Banana Equivalent Dose, BED, que corresponde a 0,1 µSv), devido ao alto grau de radioatividade que uma banana possui quando comparada a outros alimentos.

Isso mostra a importância de se entender a diferença entre um equipamento de Raios X – que só funciona em uma estrutura eletrônica específica – e o material radioativo presente dentro de uma banana, versus os materiais radioativos utilizados na medicina nuclear e radioterapia, por exemplo.

Para que alguém sinta algum efeito das radiações provindas dos elementos radioativos de uma banana, muitas bananas deveriam ser consumidas. Problemas gástricos e digestivos surgiriam muito antes dos efeitos das radiações ionizantes aparecerem.

Conheça os serviços da BrasilRad para Raios X.

Siga nossos perfis nas redes sociais:

Twitter | InstagramFacebookLinkedin

Marcadores:

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sumário