Levantamento Radiométrico para Salas de Raios X [Vídeo ▶️]

imagem destaque do post sobre levantamento radiométrico

O teste que avalia os níveis de radiação em salas de Raios X é chamado de Levantamento Radiométrico. E, ainda que muitos o chamem de laudo radiométrico ou radiometria, o correto é levantamento radiométrico.

A norma que exige esse tipo de teste no Brasil é a Portaria 453, da Anvisa, de 1998, ou algumas normativas estaduais. Nela, está determinado que o teste tem validade de 4 anos no território nacional ou 5 anos em Santa Catarina.

O teste de Levantamento Radiométrico deve ser executado por um profissional qualificado: um físico especialista em física do radiodiagnóstico. Isso porque esse profissional utilizará uma instrumentação adequada e calibrada para tal fim. No teste são levados em consideração diversos fatores como: posição do equipamento dentro da sala, carga de trabalho (número de exames realizados diariamente dentro da sala), fator de uso (o quanto é utilizada cada parede para cada projeção de radiação nela), fator de ocupação (quem habita e por quanto tempo habita a área atrás de uma parede dessa sala).

O levantamento radiométrico é a garantia de segurança para quem circunda uma sala de Raios X e para trabalhadores que operam equipamentos que fazem uso de radiação ionizante, seja na radiologia médica, radiologia industrial ou radiologia veterinária.

Siga nossos perfis nas redes sociais:

Twitter | InstagramFacebookLinkedin

Marcadores:

Veja também:

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sumário