Vscan – Ultrassom de Bolso

VScanEscolhida como protagonista do projeto-piloto Mochila da Saúde, a comunidade de Santa Marta, localizada no Rio de Janeiro, recebeu cerca de 200 visitas domiciliares durante 30 semanas, feitas por um grupo de quatro médicos, um gerente de enfermagem, três enfermeiros e três técnicos de enfermagem que, reunidos, atenderam mais de 100 moradores da regia o, realizando avaliações gerais e exames clínicos.

Um dos diferenciais da iniciativa, idealizada pela New Cities Foundation com parceria da GE, esta no conteúdo da mochila – o kit composto por 13 equipamentos portáteis para diagnostico. Como resumiu Reinaldo Garcia, presidente e CEO da GE para a Ame rica Latina, “O projeto da Mochila da Saúde tornou viável que equipes me dicas prestem serviços de qualidade a comunidades de baixa renda e de difícil acesso, a exemplo da Santa Marta”. Com 15 quilos de peso, o kit móvel traz eletrocardiógrafo, medidor de pressa o, estetoscópio, balança de bioimpedância, medidores de glicose, marcadores cardíacos e de coagulação de sangue, tablet e o novo ultrassom porta til da empresa, o VScan.

Do mesmo tamanho de um celular, o equipamento possui dois tipos de visualização da imagem – o modo M e o modo de fluxo de sangue com cor –, tela colorida de LCD de 3.5 polegadas, porta para sonda, 4 GB de memoria, bateria recarregável, gravador de voz, autofalante, sistemas AutoCycle e AutoOptimize e sonda cardíaca setorial. Para os criadores da ideia, o equipamento gera uma redução estimada de 360 internações para cada mil pacientes das comunidades visitadas. Considerando o custo total da mochila – de R$ 84 mil – e todos os procedimentos realizados, a economia dos gastos públicos chegaria a R$ 200 mil a cada grupo de 100 moradores. Informe-se: www.newcitiesfoundation.org e www.ge.com/br

Referências

  1.  GE(Ed.). Vscan – Ultrassom de Bolso. Disponível em: <http://vscan.com.br/>. Acesso em: 17 fev. 2014.
  2.  ABFM (Ed.). Revista núcleo da Matéria. Disponível em: <http://www.abfm.org.br/nabfm/doctos/jnm/jnm2013_05.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2014.

Marcadores:

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sumário