Pesquisa associa mama densa na pós-menopausa a mutação

mammaAgência FAPESP – À medida que as mulheres envelhecem, o tecido glandular das mamas – mais firme – vai ao poucos sendo substituído por gordura. Na linguagem médica, a mama deixa de ter uma alta densidade mamográfica e se torna lipossubstituída. Em alguns casos, no entanto, as mamas permanecem densas mesmo após a menopausa. Mas o que pode parecer uma vantagem estética é um fator que, de acordo com a literatura científica, pode elevar entre quatro e seis vezes o risco de câncer de mama.

Um estudo realizado recentemente com 463 pacientes do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) mostrou que nesse grupo de mulheres com mamas densas chega a ser 75% mais frequente a ocorrência de uma mutação conhecida como PVULL, que afeta o gene do receptor de estrógeno na mama e aumenta a ação hormonal nesse tecido.

A investigação foi feita durante o doutorado de Marilene Alicia de Souza, sob orientação da professora da FMUSP Angela Maggio da Fonseca, coordenadora do projeto “Obesidade com e sem síndrome metabólica, como fator de risco para câncer de mama”, apoiado pela FAPESP.

Os resultados revelaram ainda que, no grupo de mulheres com mamas densas, foram mais frequentes os casos de câncer de mama na família. Enquanto na população em geral apenas 4% das mulheres apresentam casos em parentes de primeiro grau (mãe e filha), nessa população estudada a frequência foi de 19%.

“Esses resultados alertam para a necessidade de tratar essas mulheres com maior risco de forma diferenciada. O sequenciamento genético é fácil e deveria ser feito em todas aquelas com histórico de câncer na família e com alta densidade mamográfica na pós-menopausa. Confirmada a presença do polimorfismo genético [PVULL], precisaria ser feito um acompanhamento rigoroso, com exames a cada seis meses”, avaliou Souza.

Leia mais em: Agência Fapesp – Acesso em: 25/03/2014

Marcadores:

Veja também:

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sumário