Conheça 11 equações que mudaram o mundo

[su_slider source=”media: 3425,3426,3424,3423,3422,3421,3420,3419,3416,3418,3417″ limit=”12″ ]

Uns fogem delas nas aulas de exatas, outros são fascinados por matemática… O que ninguém pode negar é as equações podem ser revolucionárias. O matemático Ian Stewart explica, em seu livro “17 equações que mudaram o mundo” (Editora Zahar, 2013), o impacto delas na ciência, tecnologia e filosofia. Para ele, as equações tiveram um papel fundamental na criação do mundo atual. Confira a seguir uma seleção de 11 equações e suas funções explicadas pelo autor.

TEOREMA DE PITÁGORAS: Demonstra que o tamanho dos três lados de um triângulo retângulo estão relacionados. Segundo Ian Stewart, autor do livro “17 Equações que mudaram o mundo”, ele é importante pois fornece um elo entre a geometria e a álgebra, além de ter inspirado a trigonometria. Diante dos estudos de triangulação (método indireto de calcular distâncias usando ângulos), o teorema permitiu melhorar as formas de navegação e mapeamento.

LOGARITMOS: “Somar é muito mais simples que multiplicar”, destaca Ian Stewart em seu livro “17 Equações que mudaram o mundo”. Para o autor essa é a importância do desenvolvimento dos logaritmos, uma vez que facilita o processo de multiplicação fazendo a soma dos números relacionados na equação. Com ele, tornou-se possível calcular de maneira eficiente eventos astronômicos.

LEI DA GRAVITAÇÃO DE NEWTON: Provavelmente, muitos já ouviram falar da lei de gravitação de Newton, mas será que lembram por que ela é importante? A lei que determina a força de atração gravitacional entre dois corpos em termos de suas massas e da distância entre eles é importante porque pode ser aplicada a qualquer sistema de corpos que interagem por meio da força de gravitação, segundo Ian Stewart, em seu livro “17 Equações que mudaram o mundo”. Ela possibilitou prever movimentos do sistema solar e calcular trajetórias mais efetivas para naves espaciais.

EQUAÇÃO DA ONDA: “A corda se moverá em ondas, e generaliza-se naturalmente a outros sistemas físicos em que as ondas ocorrem”, explica Ian Stewart, em seu livro “17 Equações que mudaram o mundo”. A partir dessa equação foi possível avançar na compreensão de ondas de água, ondas sonoras, vibrações elásticas, entre outras. As companhias de petróleo, por exemplo, utilizam versões similares para encontrar petróleo.

TRANSFORMADA DE FOURIER: As frequências que compõem a equação podem ser usadas para analisar padrões de espaço e tempo, ordená-los, extrair características e remover ruídos aleatórios. Ian Stewart , autor do livro “17 Equações que mudaram o mundo”, destaca que a técnica de Fourier é muito usada em processamento de imagens e mecânica quântica. Variantes são usadas para armazenar dados de impressões digitais e aperfeiçoar equipamentos de imagens médicas.

 EQUAÇÃO DE NAVIER-STOKES: A equação é a segunda lei do movimento de Newton disfarçada e fornece um meio preciso de calcular como os fluidos se movem, descreve Ian Stewart, autor do livro “17 Equações que mudaram o mundo”. “O termo da esquerda é a aceleração de uma pequena região de um fluido. O termo da direita são as forças que agem sobre ele: pressão, tensão e forças internas do corpo”, resume.

 AS EQUAÇÕES DE MAXWELL: Envolvem os campos da eletricidade e magnetismo. É importante, pois foi a primeira unificação fundamental de forças físicas, mostrando que as duas áreas estão inter-relacionadas. De acordo com Ian Stewart , autor do livro “17 Equações que mudaram o mundo”, elas possibilitaram prever a existência de ondas eletromagnéticas, que viajam na velocidade da luz, de modo que a própria luz é uma dessas ondas.

RELATIVIDADE: A famosa teoria da E=mc² diz que a matéria contém energia igual a sua massa multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz. Para Ian Stewart , autor do livro “17 Equações que mudaram o mundo”, a equação mudou a visão de espaço, tempo, matéria e gravidade.

TEORIA DA INFORMAÇÃO: Ela define quanta informação uma mensagem contém. A teoria estabeleceu limites relativos à eficiência da comunicação, destaca Ian Stewart em seu livro “17 Equações que mudaram o mundo”. Hoje a teoria é amplamente usada em criptografia e é a base para a comunicação digital – telefones, CDs, DVDs, internet.

TEORIA DO CAOS: Modela como uma população de seres vivos varia de geração para geração de acordo com os limites de recursos disponíveis. Ela é uma das equações mais simples que podem gerar caos determinístico, ou seja, comportamento aparentemente aleatório sem causa aleatória, resume Ian Stewart em seu livro “17 Equações que mudaram o mundo”.

EQUAÇÃO DE BLACK-SCHOLES – Aplicada no setor financeiro, ela permite comercializar um derivativo antes que ele amadureça atribuindo-lhe um valor “racional”, podendo assim se transformar em uma mercadoria virtual. Essa relação resultou em instrumentos financeiros cada vez mais complexos e surtos de prosperidade econômica pontuados por quedas bruscas, exemplifica Ian Stewart em seu livro “17 Equações que mudaram o mundo”.

Marcadores:

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sumário