Tire suas dúvidas sobre o SISCAN – Sistema de Informação de Câncer

Com a publicação da Portaria 531 de 26 de março de 2012 que Institui o Programa Nacional de Qualidade em Mamografia (PNQM) foi estabelecida a exigência de disponibilização de informações para auxiliar no monitoramento da qualidade dos exames mamográficos no sistema (SISCAN). A fim de esclarecer as dúvidas de seus clientes a Brasilrad elaborou o texto asseguir baseando-se em informações disponibilizadas pelo ministério da saúde.
 

 O que é a versão web SISCAN?

É a versão em plataforma web que integra os sistemas de informação do Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero – SISCOLO e do Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama – SISMAMA.

Quais são as principais mudanças?

As informações ficam disponíveis em tempo real ao serem inseridas no sistema pela internet.
As unidades de saúde têm acesso para solicitar exames e cadastrar informações no módulo seguimento.
O sistema é integrado ao Cadastro Nacional de Cartão Saúde – CadSUS e ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES.
Será incorporado um módulo de rastreamento que permitirá convocar as mulheres cadastradas no sistema para realizar os exames de rastreamento segundo a periodicidade e faixa etária recomendadas.

E se a unidade de saúde não tem acesso à internet?

As requisições dos exames podem ser feitas pelo formulário impresso e entregues ao prestador de serviço que fará a inclusão no sistema.
Para cadastrar informações no módulo seguimento, estas unidades de saúde continuarão recebendo as fichas de busca ativa impressas pelas coordenações de controle do câncer.
Os formulários de requisição e resultado de exames foram modificados com a inclusão de novos campos. Eles estarão disponíveis em formato PDF para impressão no SISCAN e na página do INCA. Acesse os novos formulários em: www.inca.gov.br/utero www.inca.gov.br/mama
O módulo seguimento permite o acompanhamento das mulheres que apresentaram algum exame alterado. A partir do momento que a mulher tem um exame alterado, todos os seus exames são levados para este, inclusive os exames normais anteriores a este resultado. O histórico de seguimento apresenta também tratamentos posteriores ao exame alterado, possibilitando o gerenciamento das ações de controle destes cânceres.
Os formulários de requisição em papel continuam sendo utilizados, inclusive pelas unidades de saúde que possuem acesso à internet. O SISCAN possibilita que o formulário já preenchido seja impresso. Para exames cito e histopatoló gicos o material deverá seguir para o laboratório acompanhado da requisição. Nos exames de mamografia, a mulher deverá receber uma cópia da requisição.

 E para os prestadores e unidades de saúde que utilizam sistema de informação próprio?

Está disponível um módulo de comunicação de dados (webservice) para que as informações do sistema próprio migrem para o SISCAN sem a necessidade de redigitação. É necessário que os campos de preenchimento obrigatório no SISCAN estejam disponíveis no sistema próprio do usuário.
A opção de exportação de dados será mantida por tempo determinado, até que os prestadores adequem seus sistemas.

Como se tornar usuário da versão web?

A coordenação nacional libera um login de acesso a todas as coordenações estaduais, que deverão fornecer logins às coordenações regionais e municipais.
O login da coordenação intramunicipal será fornecido somente pela coordenação municipal. Prestadores de serviço e Unidades de Saúde receberão um login da sua coordenação gestora.

O SISCAN é integrado ao Cadastro Nacional de Cartão Saúde – CADSUS. Ao digitar o CADSUS do usuário, o sistema traz todas as informações de identificação.

Tela do sistema SISCAN

O que é o login?

É uma permissão eletrônica para acesso ao sistema. Cada usuário do sistema terá um login e senha e será responsável pelas informações registradas.
Para realizar o login é necessário cadastrar um e-mail e uma senha que serão solicitados na primeira tela do sistema nos dados de autenticação.

Quantos logins uma coordenação/ unidade de saúde /prestador podem ter?

Após o cadastro de um login, este usuário será responsável por dar acesso (novos logins) aos profissionais envolvidos no processo. Ou seja, há uma hierarquia no processo de cadastramento dos usuários.
O SISCAN será integrado ao CNES, por isso é necessário que os dados das unidades de saúde, dos prestadores de serviço e dos profissionais habilitados para solicitar e laudar os exames estejam atualizados no CNES.
Existem perfis diferentes de acesso ao sistema definidos através do login.. As funcionalidades do sistema estão disponíveis de acordo com o perfil do usuário.
Funcionalidades da Coordenação:
Vincular/desvincular municípios a regionais, unidades de saúde a coordenações intramunicipais (quando coordenação municipal) e prestadores de serviços a unidades de saúde.
Consultar e imprimir laudos já liberados pelo prestador de serviço.
Acompanhar e inserir informações no seguimento.
Acessar relatórios gerenciais.
Gerenciar o rastreamento
Funcionalidades do prestador de serviço (laboratórios e serviços radiológicos):
Incluir e imprimir requisições de exame.
Incluir resultados dos exames (laudo).
Liberar e imprimir laudos (para as unidades solicitantes consultarem).
A solicitação de exames e a liberação de laudos só estão disponíveis para os perfis de profissionais habilitados de acordo com o Código Brasileiro de Ocupações – CBO cadastrado no CNES.
Funcionalidades da unidade de saúde:
Incluir e imprimir requisições de exames.
Consultar e imprimir laudos liberados pelos prestadores de serviço.
Incluir informações no seguimento.
Gerenciar o rastreamento.

O que significa gerenciar exames?

Esta funcionalidade possibilita aos prestadores de serviço e unidades de saúde pesquisar exames já solicitados e incluir novos exames.

Há mudanças no monitoramento externo?

A coordenação estadual/municipal será responsável por vincular os laboratórios de monitoramento externo aos laboratórios que serão monitorados e especificar as competências a serem monitoradas.
As lâminas para monitoramento externo continuam sendo selecionadas
automaticamente no momento da sua digitação. O laboratório que realiza monitoramento externo deverá utilizar o SISCAN para acessar a lista de lâminas selecionadas e para digitar os laudos.
Os relatórios sintético e analítico continuam sendo gerados pelo sistema e o cálculo de concordância (kappa) é gerado automaticamente
Ao cadastrar requisições de exames no sistema, será gerado um número de protocolo. Este número facilita a identificação de exames no sistema. Os novos formulários têm um campo para inclusão do número de protocolo, que será preenchido após a inclusão da requisição no sistema.
Exames requisitados são aqueles solicitados pelas unidades de saúde mas sem resultado (em aberto). Exames com resultado são aqueles com resultado já digitado. Para que os laudos destes exames sejam visualizados pela Unidade de Saúde e coordenações os resultados devem ser conferidos e liberados pelo médico responsável

O que significa ” gerenciar coordenação no sistema web?

O termo “gerenciar”significa uma série de ações que podem ser realizadas no sistema. Estas ações são: vincular/desvincular, alterar, incluir e excluir.
As coordenações estaduais são responsáveis por incluir/excluir/alterar as coordenações regionais no sistema. Para isso, devem utilizar a ferramenta
vincular/desvincular municípios à regional de saúde. Também são responsáveis por vincular/desvincular prestadores de serviço às unidades de saúde sob sua gestão.
A coordenação municipal é responsável por vincular/desvincular unidades de saúde às coordenações intramunicipais e prestadores de serviço a unidades de saúde sob sua gestão.

Como será gerado o BPA-I (Boletim de Produção Ambulatorial – Individualizado) ?

O BPA-I será gerado exclusivamente pelo SISCAN e deverá ser entregue ao Sistema de Informação Ambulatorial do SUS (SIA- SUS). Como os dados epidemiológicos são informados diretamente na internet, não haverá arquivo exporta dados e com isso, a perda de informação dos exames deixará de existir. A base do SISCAN conterá todos os exames realizados na rede SUS.
Só é permitido desvincular prestadores de serviço de unidades de saúde se não houver exames solicitados pela unidade que ainda não foram liberados pelo prestador.
Com a identificação da mulher será possível realizar o cálculo de cobertura?
O sistema disponibilizará relatório de mulheres examinadas por período, possibilitando o cálculo de cobertura. Além disso, outros relatórios gerenciais serão disponibilizados para auxiliar na organização da rede, como o de tempo de investigação diagnostica.

 Como será a visualização dos exames alterados no sistema integrado?

A mulher entra no seguimento a partir de um exame alterado. No seu histórico serão visualizados todos os exames realizados. Além disso, a busca por mulheres no seguimento pode ser feita por tipo de exame alterado – colo, mama ou ambos.
Como há identificação da mulher, o histórico e a situação de seguimento são atualizados automaticamente, ou seja, todos os exames e tratamentos de uma mulher que tem algum exame alterado são registrados em seu histórico.
As unidades de saúde e coordenações podem inserir informações de exames realizados na rede privada, tratamentos e óbito. As situações de seguimento (alta/cura, transferência para centro especializado, recusa/abandono, não localizada e em seguimento) continuam sendo informadas, porém o seguimento só é encerrado quando é informado óbito.
mais informações: http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/perguntas_respostas_siscan.pdf

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