Levantamento Radiométrico

Levantamento Radiométrico

Levantamento Radiométrico consiste na medição de doses nas áreas adjacentes onde é utilizado um equipamento emissor de radiação seja salas de Raios X ou consultórios odontológicos que possuem um Raios X intraoral.

São escolhidos alguns pontos de interesse ao redor da sala na área externa, nas paredes do entorno onde está instalado o equipamento. Neste são avaliados o tipo de barreira, podendo ser barreiras primárias e secundárias. Nesse caso verificar se durante a emissão do equipamento existe alguma leitura de radiação mesmo com as barreiras pré-planejadas durante o cálculo de blindagem.

As leituras são feitas com equipamentos de medição calibrados e câmaras de ionização com volume sensível o suficiente para detecção da radiação nas paredes do local.

Basicamente, o colimador é completamente aberto e posicionado um simulador de abdomen a um metro do ponto focal. São realizadas exposições com uma técnica de operação que oferece o maior kVp ( ou o maior kV ou a maior kVp), o mA mais utilizado no serviço e um tempo conhecido de exposição.

Fuga

Toda ampola de Raios X possui uma blindagem. Essa blindagem deve garantir que somente ocorrerá emissão de radiação incidente no paciente através da saída de vidro no tubo.

O teste consiste em averiguar os níveis de radiação a um metro do tubo, com o colimador  completamente fechado e coberto com placas de chumbo. São realizadas exposições com uma técnica de operação que oferece o maior kVp ( ou o maior kV ou a maior kVp), o mA mais utilizado no serviço e um tempo conhecido de exposição.

 

Saiba mais sobre outros serviços da BrasilRad!